domingo, 23 de agosto de 2015

DRENAGEM LINFÁTICA, PRA QUE SERVE?

A DRENAGEM LINFÁTICA

 Hoje resolvi postar sobre a Drenagem linfática, porém meu trabalho não está voltado à estética e nem ao tratamento de celulite e perda de medidas.
É uma técnica que uso muito, principalmente para drenar edemas em lesões desportivas e pós cirurgias.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, leia mais abaixo:
 Benefícios da drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica que utiliza a massagem manual para estimular o funcionamento do sistema linfático. Este sistema linfático exerce um papel importantíssimo no organismo, pois constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços teciduais para o sangue, contribuindo desta forma para manter o equilíbrio e o metabolismo corpóreo.
O principal objetivo, portanto, da drenagem linfática é fazer com que toxinas e líquidos acumulados em excesso sejam eliminados. Por ser um método especializado e dependente da técnica e experiência do profissional, o ideal é que seja realizado por MASSOTERAPEUTAS, fisioterapeutas ou profissionais habilitados com conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.
Este tipo de massagem também é muito utilizada no pré e pós-operatório, pois auxilia na redução dos edemas (inchaço).

Há casos em que a drenagem linfática é contra-indicada?
Sim. Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, pessoas em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contra-indica a realização desta técnica. Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha duvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomeda-se avaliação médica prévia.



ATENDIMENTO COM ACUPUNTURA + DRENAGEM LINFÁTICA

Paciente teve acidente vascular há 5 anos, desde então sofre com edema nos pés, com certa dificuldade para andar e movimentar o hálux.
Nesta sessão utilizei os Pontos de acupuntura: BP2 + BAFENG (ponto extra, relaxa tendões- indicado para dor, inflamação, edema, vermelhidão, rigidez e espasmos no pé) 
Obs. foi utilizados outros pontos que não aparecem na foto.
Resultado após a sessão: diminuição do edema, paciente conseguiu movimentar o hálux e andar melhor, melhora da circulação e da textura da pele, músculos e tendões do pé relaxados.

Local de atendimento com hora marcada: Guarujá-SP  13-981471059 ou via Whatsapp

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PRATIQUE GATOTERAPIA

Matéria publicada no site :

http://portalmedicinafelina.com.br/pratique-gatoterapia/ 

achei muito interessante, porque eu amo gatos... Vale a pena ler!

Pratique Gatoterapia

Ao longo dos últimos 9.500 anos os gatos foram domesticados pelo homem. Não se sabe ao certo se eles se aproximaram dos humanos pela presença de ratos na agricultura ou se foi uma iniciativa do próprio homem. O fato é que após longos períodos de adoração na época do império egípcio, os gatos passaram a ser odiados por sua inacreditável associação com bruxas na idade média.
Mesmo após tantos anos de evolução ainda é muito frequente que alguns associem a presença dos gatos com azar, bruxaria e maldição, pessoas essas, assim como aquelas que têm medo de gatos, chamadas de elurofóbicas. A ignorância humana não tem limites, mas felizmente a tendência desse comportamento atrasado é melhorar.
Já sabemos que em alguns anos teremos mais gatos do que cães no Brasil e em países mais desenvolvidos, como Inglaterra, Alemanha e EUA eles já são maioria. Essa tendência nada tem a ver com os cães em si, mas com a facilidade e praticidade de criar gatos em comparação com os caninos.
Para quem não se encaixa nesse perfil de elurófóbico e sempre teve gato, dizer que eles nos acalmam e aliviam o estresse do dia-a-dia pode não ser novidade, mas ainda existem muitas pessoas que desconhecem essa enorme vantagem de ter gatos em casa.
Além do amor que eles podem nos dar, trocar a água, dar comida e fazer um carinho é comprovadamente uma terapia ou, se preferir, uma Gatoterapia. O estudo realizado nos Estados Unidos, na Universidade de Minnesota não é novidade. Foi publicado em 2009 no Journal of Vascular and Interventional Neurology (Revista de Neurologia Vascular e Intervencional) e revelou uma análise que durou 20 anos.
Os cientistas avaliaram o risco de morte por infarto do miocardio, doença cardiovascular e derrame. Aproximadamente metade das 4435 pessoas estudas possuía gato em casa e, após feitos os ajustes quanto à idade, sexo, etnia, pressão arterial, tabagismo, diabetes,  colesterol sérico e massa corporal, foi identificado baixo risco relativo de morte por infarto do miocardio nos participantes donos de gatos (ou que já tiveram gato em alguma fase da vida). Além disso, também houve uma tendência na diminuição do risco de morte por doenças cardiovasculares nessas pessoas.
Aqueles que nunca tiveram um gato na vida apresentaram maior risco de morrer de doença cardiovascular.
Uma das hipóteses discutidas é de que os gatos provocam um efeito relaxante e bloqueador frente ao estresse agudo.
O grande valor desse estudo é que ele demonstra a importância do relacionamento gato-homem. Após tantos anos de perseguição, finalmente estamos pagando nossa dívida com os felinos e tornando-os parte de nossas vidas.
Pensando na Gatoterapia um grupo de norte-americanos resolveu criar uma incrível caixa da terapia. Vida urbana, buzina, barulho, prazos e empregos estressantes foram algumas das reclamações dos voluntários a entrar na misteriosa caixa da terapia.
O vídeo criado e disponível na página do Youtube SoulPancake (abaixo) mostra o voluntário entrando em uma caixa transparente  localizada no meio do caos urbano e se sentando em uma confortável almofada. Ao colocar fones de ouvido uma voz doce e serena orienta o participante a meditar. “Encontre uma posição confortável, feche os olhos, inspire profundamente e, enquanto seu corpo relaxa, escute o ronrom de um gatinho feliz”. Imediatamente, ao ouvir o ronrom os participantes começam a sorrir e ao comando de abrir os olhos eis que surgem lindos filhotes de gatinhos correndo por um buraquinho e causando uma deliciosa surpresa nos estressados voluntários.
O vídeo já possui mais 8 milhões de visualizações e demonstra com criatividade e precisão o que os pesquisadores de Minnesota já sabiam, Gatoterapia alivia o estresse.
Ame seu gato, curta-o com todo seu amor e, quando encontrar com alguém que ainda não deleita-se dos prazeres felinos dê a dica, adote um gato, salve seu coração e tenha vida longa.
Espalhe essa ideia!
FABIANE HUKUDA
ACUPUNTURA E MASSOTERAPIA, 
atendimentos com hora marcada pelo telefone:(13) 981471059 ou via whatsapp
Guarujá- SP (Praia do Pernambuco)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

TERMINOLOGIA MÉDICA....OS SUFIXOS "ITE" "OSE" "OMA"

Como em todas as linguagens técnicas, a medicina tem seu vocabulário próprio, que, para os leigos, parece difícil demais. Somos todos pacientes, e já ouvimos vários termos que literalmente ficamos "boiando" ao ler o diagnóstico médico. 


Os sufixos "ite", "ose" e "oma" e seu significado:

"ITE": Significa inflamação.
Bursite: inflamação da bursa
Tendinite: inflamação do tendão
Gastrite: inflamação do estômago
Dermatite, cistite, artrite, apendicite, etc.

"OSE", que significa "estado de", também é de uso freqüente na nomenclatura das doenças: 
Tuberculose: condição em que estão presentes tubérculos
Esclerose: estado de endurecimento dos tecidos
Arteriosclerose: endurecimento das artérias 
...e outras.

"OMA", designado para tumores.
Fibroma:tumor de tecido conjuntivo fibroso 
Condroma, do grego chondros, que significa cartilagem, designa o tumor cartilaginoso

Quando se trata de tumores malignos, usa-se o termo carcinoma, do grego karkinos, que significa caranguejo, para designar os tumores epiteliais; 
e sarcoma, do grego sarkós, que significa carne, para os tumores do tecido conjuntivo. 
Em outros casos, é o tipo de célula que dá nome ao tumor, como o linfossarcoma, assim chamado pelo aspecto -- semelhante ao de linfócitos -- das células que o constituem.

Fonte da pesquisa: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2839






quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ROMBÓIDE, QUE MÚSCULO É ESSE?

VOCÊ JÁ TEVE AQUELA DOR COM SENSAÇÃO DE PONTA DE FACA NAS COSTAS?

No atendimento de hoje, tive um caso muito comum: CONTRATURA NO ROMBÓIDE durante atividade física. (musculação). Paciente não conseguia erguer o braço esquerdo e sentia a sensação de ponta de faca nas costas.

O que causa dor muscular rombóide? Sobrecarregados músculos rombóide podem causar dor na parte superior das costas ou no ombro. Uma compressão excessiva das escápulas em conjunto, e o excesso de movimentos de rotação dos braços, podem  causar contratura ou inflamação no músculo rombóide maior. Movimentos repetidos que envolvem o uso de músculos rombóides  e apertando as escápulas em conjunto (por exemplo, remo ou o excesso de puxadas no judô) podem  causar dor na região do músculo, e também na área circundante.


LOCALIZAÇÃO DOS ROMBÓIDES MAIOR E MENOR:



Está localizado no dorso, sob o músculo do trapézio.


FUNÇÃO:  Adução e rotação inferior das escápulas e elevação do ombro. Fixa a escápula à parede torácica.






ACUPUNTURA E MASSOTERAPIA
TRATAMENTO: Foi realizado acupuntura + moxa para analgesia. O paciente apresentava rigidez muscular nos paravertebrais, trapézio, rombóides, elevadores da escápula.
Também utilizei eletroacupuntura pois o músculo estava muito contraído e a massagem não relaxaria completamente e o paciente poderia ficar dolorido.

MELHORAS: no final da sessão, paciente estava sem dores, podendo mexer e elevar os braços normalmente.

Amém!




ATENDIMENTO COM HORA MARCADA (13) 981471059 ou via Whatsapp
Guarujá-SP, Praia do Pernambuco









quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DOR NO JOELHO?


POR QUE DÓI?
Uma dor no joelho pode ocorrer devido à lesões (ligamentares por estiramento ou ruptura /ou cartilagem rompida) ou outros problemas de saúde como:artrose/artrite,edemas e inflamações.

FATORES EMOCIONAIS: O JOELHO é a articulação maior da relação de abertura ao outro e de aceitação do que está relação implica. É a articulação que tem capacidade de se dobrar, articular o que liga a coxa à perna. Por isso, é considerada a articulação da humildade e da flexibilidade interior, da aceitação e da submissão. Representa a aceitação de uma emoção, ressentimento ou de uma idéia que emerge do não consciente. As dores e problemas no joelho nos falam das dificuldades que temos de aceitar uma determinada experiência relacional. Dificuldade de fazer escolhas entre o eu e o nós.

FATORES QUE PODEM CAUSAR A DOR NO JOELHO:

*excesso de peso
*esforço repetitivo
*cargas elevadas
*falta de alongamento e fraqueza muscular
*atividades esportivas de grande impacto
*pés chatos e calçados inadequados.
*problemas posturais, desalinhamento sacral, joelhos e tornozelos
*etc.

SINTOMAS QUE ACOMPANHAM A DOR DO JOELHO:

*Edema, calor, vemelhidão.
*rigidez muscular
*fraqueza ou instabilidade
*problemas em movimentar-se e limitação dos movimentos.

EVITE PROBLEMAS NO JOELHO:

*faça atividades físicas com acompanhamento profissional
*respeite o repouso
*faça alongamento corretamente
*use calçados adequados
*aprenda abaixar/sentar e levantar corretamente
*coma saudável e evite o sobrepeso
*faça massagem e acupuntura regularmente
*faça atividades que proporcione bem-estar


A ACUPUNTURA E MASSOTERAPIA

O tratamento para o joelho dependerá do diagnóstico energético que o paciente apresentará (anamnese, pulso, língua) e do diagnóstico médico.
O tratamento ajudará:
aliviar a dor
promover o relaxamento dos músculos e tendões
diminuir o edema com a massagem
promover sensação de bem-estar para o paciente
melhorar a amplitude dos movimentos


ATENDIMENTO COM HORA MARCADA : 13- 981471059 OU VIA WHATSAPP
LOCAL: PRAIA DO PERNAMBUCO- GUARUJÁ-SP








segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O QUE É HÉRNIA DE DISCO?

Você já deve ter ouvido falar ou conhece alguém que sofre com as dores causadas pela Hérnia de Disco. Mas afinal , O QUE É?

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Entenda melhor na figura abaixo:



Sintomas de Hérnia de disco

Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores insuportáveis. A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna.
Os principais sintomas da hérnia de disco são:
  • Dor nos braços ou nas pernas, dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver na região lombar, as dores estarão mais localizadas nos membros inferiores. Se estiver na região cervical (na nuca), as áreas mais afetadas por dores serão os membros superiores e os ombros
  • Sensação de formigamento
  • Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco.

Causas

Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizadas entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.
A hérnia de disco acontece com o desgaste desses discos, causado pelo seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, parte de um disco sai de sua posição normal e passa a comprimir as raízes dos nervos, causando pressão sobre elas e, consequentemente, dor.
O desgaste pelo tempo é a principal causa de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.
Mais raramente, um acidente ou injúria pode também levar ao surgimento de uma hérnia de disco.
ACUPUNTURA:
Hoje realizei um tratamento de uma paciente com 2 hérnias de disco cervical e 3 localizados na região lombar. 
1º atendimento: paciente com dor aguda irradiando para o lado direito do glúteo, mal pude tocar. Dor aguda também no trapézio....também doía com o toque leve da massagem.Foi feita acupuntura para analgesia e relaxamento dos músculos e tendões. Aplicação de moxa foi necessária. Massagem com movimentos muito suaves para tirar a aderência entre os músculos. No final da sessão, um alívio maior da dor após a aplicação do Spiral Tape.
Melhora: Diminuição da dor na palpação. Paciente conseguiu caminhar um pouco mais relaxada e conseguiu sentar e levantar da cadeira, movimentos que não conseguia realizar sozinha.
Indiquei os FLORAIS DE BACH para melhorar a rigidez muscular, a impaciência, ansiedade e acalmar a mente agitada.
2º atendimento (no caso hoje 03.08) : A paciente retornou mais motivada (alegre), já pode deitar na maca de decúbito ventral sozinha, sem a minha ajuda. Dor aguda ainda na região do glúteo e cervical.
ACUPUNTURA: Tratamento com agulhas + Eletroacupuntura + moxa na região do glúteo. 
Melhora: Sem dor ao virar na maca. Sem dor ao levantar. Paciente conseguiu abaixar e levantar, também sentar e levantar da cadeira sem dores. O uso dos Florais de Bach segue contínuo e em casa ela segue com o tratamento fazendo alongamentos suaves para a lombar e ciático.
Seu retorno está programado para daqui 3 dias e espero contar mais novidades deste caso!
É muito bom ver uma paciente ir embora dizendo que está se sentindo bem, que as dores foram embora e que ela está melhorando. 
Os Florais de Bach fazem também um papel importante neste início de tratamento, aliviando tensões emocionais e proporcionando um equilíbrio interior.
:)

site da pesquisa: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia-de-disco