segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O QUE É HÉRNIA DE DISCO?

Você já deve ter ouvido falar ou conhece alguém que sofre com as dores causadas pela Hérnia de Disco. Mas afinal , O QUE É?

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Entenda melhor na figura abaixo:



Sintomas de Hérnia de disco

Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores insuportáveis. A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna.
Os principais sintomas da hérnia de disco são:
  • Dor nos braços ou nas pernas, dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver na região lombar, as dores estarão mais localizadas nos membros inferiores. Se estiver na região cervical (na nuca), as áreas mais afetadas por dores serão os membros superiores e os ombros
  • Sensação de formigamento
  • Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco.

Causas

Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizadas entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.
A hérnia de disco acontece com o desgaste desses discos, causado pelo seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, parte de um disco sai de sua posição normal e passa a comprimir as raízes dos nervos, causando pressão sobre elas e, consequentemente, dor.
O desgaste pelo tempo é a principal causa de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.
Mais raramente, um acidente ou injúria pode também levar ao surgimento de uma hérnia de disco.
ACUPUNTURA:
Hoje realizei um tratamento de uma paciente com 2 hérnias de disco cervical e 3 localizados na região lombar. 
1º atendimento: paciente com dor aguda irradiando para o lado direito do glúteo, mal pude tocar. Dor aguda também no trapézio....também doía com o toque leve da massagem.Foi feita acupuntura para analgesia e relaxamento dos músculos e tendões. Aplicação de moxa foi necessária. Massagem com movimentos muito suaves para tirar a aderência entre os músculos. No final da sessão, um alívio maior da dor após a aplicação do Spiral Tape.
Melhora: Diminuição da dor na palpação. Paciente conseguiu caminhar um pouco mais relaxada e conseguiu sentar e levantar da cadeira, movimentos que não conseguia realizar sozinha.
Indiquei os FLORAIS DE BACH para melhorar a rigidez muscular, a impaciência, ansiedade e acalmar a mente agitada.
2º atendimento (no caso hoje 03.08) : A paciente retornou mais motivada (alegre), já pode deitar na maca de decúbito ventral sozinha, sem a minha ajuda. Dor aguda ainda na região do glúteo e cervical.
ACUPUNTURA: Tratamento com agulhas + Eletroacupuntura + moxa na região do glúteo. 
Melhora: Sem dor ao virar na maca. Sem dor ao levantar. Paciente conseguiu abaixar e levantar, também sentar e levantar da cadeira sem dores. O uso dos Florais de Bach segue contínuo e em casa ela segue com o tratamento fazendo alongamentos suaves para a lombar e ciático.
Seu retorno está programado para daqui 3 dias e espero contar mais novidades deste caso!
É muito bom ver uma paciente ir embora dizendo que está se sentindo bem, que as dores foram embora e que ela está melhorando. 
Os Florais de Bach fazem também um papel importante neste início de tratamento, aliviando tensões emocionais e proporcionando um equilíbrio interior.
:)

site da pesquisa: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia-de-disco



Nenhum comentário:

Postar um comentário