quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MASSAGEM PARA ATLETAS

Fabiane Hukuda- Massagem e Terapias Alternativas
Atendimento no Guarujá, Santos e São Vicente com hora marcada: 13- 81471059

Para ATLETAS que se preocupam com os cuidados do corpo/mente e o preparativo pré e pós competição:


Massagem na Competição

A massagem antes e após uma competição tem objetivos distintos, então vejamos:

Massagem Antes: A massagem antes de uma competição é usada como um suplemento ao atleta na hora do aquecimento pois melhora a circulação e reduz o excesso de tensão tanto mental como dos músculos. A massagem também melhorar a flexibilidade dos tecidos, preparando o atleta para sua performance máxima.

Massagem Depois: A massagem depois de uma competição tem como principal objetivo a redução dos espasmos musculares e produtos liberados pelo metabolismo durante exercícios vigorosos. Diversas técnicas de massagem desportiva aceleram o processo de recuperação do corpo, melhorando o retorno dos atletas aos altos níveis de treinamento e competição, reduzindo assim o risco de contusões.

Massagem de Reabilitação

Mesmo com manutenções preventivas, cãibras, contusões, rompimentos e dores musculares pode ocorrer mas a massagem desportiva pode acelerar o processo de recuperação e reduzir o desconforto durante o processo de reabilitação.

Técnicas de manipulação dos tecidos moles empregadas por Massoterapeutas são eficazes nos tratamentos de dores agudas e crônicas.
Por exemplo, acrescentando a massagem linfática aos procedimentos padrões num estágio agudo de uma contusão poderá melhorar o estágio seguinte que é a hipoxi (falta de oxigênio no local da contusão ou ferimento) e ajuda no processo de escoamento da linfa através do sistema linfático, acelerando assim o processo de recuperação.

A técnica dos trigger points (ou pontos de gatilho) reduz os espasmos musculares e a dor que ocorrem no músculos machucados. Quando a técnica de fricção das fibras cruzadas é aplicada na fase sub-aguda e de maturação do processo de cura melhor a formação dos tecidos além de deixá-los mais fortes, o que é vital para manter o região livre de dores permitindo assim movimentos de maior amplitude durante a fase de reabilitação.


Fonte: American Massage Theapy Association - Sports Massage - The Athlete´s & Trainer´s Edge

Nenhum comentário:

Postar um comentário